Sociedade de São Vicente de Paulo

"A Regra da SSVP reafirma os princípios fundamentais da instituição e contribui para manter a unidade entre os vicentinos. É por meio dela que o atendimento ao pobre é realizado de forma organizada. Na publicação que passou por uma revisão de 2004 a 2007, é possível conferir a Regra da Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo que reforça o carisma vicentino em todo o mundo. Em seguida, foi inserido o Regulamento da SSVP no Brasil que esclarece sobre como realizar o trabalho  vicentino de forma eficiente e em sintonia com as legislações vigentes do país. O documento é um elo de ligação que une os vicentinos e comprova que a instituição realiza a promoção humana com respeito a dignidade e as leis, inspirada no carisma de Sao Vicente, Ozanam e seus companheiros."  (Site da SSVP nacional).

A Sociedade São Vicente de Paulo é uma organização católica de leigos, fundada em 23 de abril de 1833 por Antônio Frederico Ozanam, estudante da Universidade de Sorbonne, em Paris, na França, aos 20 anos de idade, com seis companheiros.
Os Vicentinos - assim são conhecidos os membros da SSVP - organizaram-se em grupos chamados de Conferência em suas paróquias ou em seus bairros para melhor ajudarem os que sofrem qualquer tipo de necessidade. Toda a ajuda prestada pelas Conferências se faz diretamente ao necessitado, no contato de pessoa a pessoa. Nossa paróquia conta com a dedicação da Conferência Santa Teresinha,  que promove a Campanha de Alimentos todo quarto domingo de cada mês.