Arquidiocese de Belo Horizonte


A Arquidiocese de Belo Horizonte é hoje uma das maiores do Brasil. Sua missão é guiar a Igreja Católica nos 28 municípios que a compõem: Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Caeté, Confins, Contagem, Crucilândia, Esmeraldas, Ibirité, Mário Campos, Nova União, Lagoa Santa, Moeda, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Piedade dos Gerais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Para levar o seu projeto de evangelização “Igreja Viva, Sempre em Missão” à população de todos estes municípios, a Arquidiocese de Belo Horizonte conta com uma ampla estrutura institucional, que inclui 264 paróquias, 10 santuários, 4 fundações, veículos de comunicação e mais uma série de associações e comunidades.

Atualmente, a Arquidiocese de Belo Horizonte é governada pelo arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo e pelo bispo auxiliar Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

HISTÓRIA

A idéia da criação do bispado de Belo Horizonte surgiu em 1914, com a crescente importância política da cidade e seu espantoso desenvolvimento econômico. Atendendo ao desejo da população, Dom Silvério Gomes Pimenta, arcebispo de Mariana, aceitou dirigir o movimento para a criação do novo bispado.

Em 1919, uma comissão foi nomeada por Dom Silvério para cuidar do processo. Na última sessão realizada por esta comissão, foi lido um documento assinado pelo Monsenhor F. Cortesi, auditor da Nunciatura, avisando que as bulas para a implantação do bispado já tinham sido expedidas.

A Diocese de Belo Horizonte foi efetivamente criada em 11 de fevereiro de 1921 pelo Papa Bento XV. Em 1º de fevereiro de 1924, o Papa Pio XI, através da bula "Amunus nobis ab Aeterno Pastorum Príncipe", elevou Belo Horizonte à categoria de Arquidiocese e seu Bispo a Arcebispo. Na época, essa foi a terceira província eclesiástica de Minas Gerais.

Desde a sua criação, estiveram à frente da Arquidiocese os Arcebispos: Dom Antônio dos Santos Cabral, Dom João Resende Costa, Dom Serafim Fernandes de Araújo e, atualmente, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que assumiu a Arquidiocese no dia 26 de março de 2004.

Visite o site da Arquidiocese: www.arquidiocesebh.org.br